quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Argiloterapia




As máscaras são excelentes auxiliares nos tratamentos estéticos. Hoje vou falar da máscara de argila.

A argila é um material natural composto por partículas de silicato minimizado (silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos. Todas as argilas possuem atuações básicas em comum, como: cicatrizante, anti-séptica e ação absorvente. Algumas possuem constituições diferentes, pois existem diversas fontes de extração que produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e em concentrações diferentes, mas isso não afeta a atuação básica citada acima.



Tipos de argila:
Argila Verde: É um esfoliante suave, promove a desintoxicação, regula a produção sebácea, adstringente.
Argila Branca: Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, esfoliação suave e regula a queratinização, com efeito revitalizador.
Argila Cinza: Tem efeito anti-inflamatório e cicatrizante.
Argila Vermelha: Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas, com efeito tensor.
Argila Amarela: Tem efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular, com efeito desinflitrante, adstringente e desintoxicante.
Argila Marrom: Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com efeito equilibrador e revitalizador. É também desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
Argila Preta: Com efeito ativador da circulação, adstringente e contribui com a renovação celular. É anti-inflamatória, cicatrizante, efeito tensor e desintoxicante.




As argilas são preparadas com carreadores que podem ser emolientes, nutritivos e até hidratantes. Os óleos essênciais potencializam e completam as ações dos minerais encontrados nas argilas. Os óleos essênciais possuem propriedades específicas que beneficiam a pele, mas é necessário conhecer e se informar sobre os essênciais pois, cada um tem uma função. É necessário também, observar o tipo de pele para não escolher o carreador errado, afinal quem tem pele oleosa deve optar pelos carreadores em gel.




Modo de preparo:


Coloque a argila necessária e adicione água, gel ou óleo vegetal até formar uma pasta homogênea e por último, os óleos essenciais de acordo com o tipo de pele.


Sugestão:


Misture 20 g de argila em 10 g de algum carreador e coloque até 3 gotas de óleo essencial. Misture bem e aplique como uma máscara cremosa. A partir de algumas misturas básicas, pode-se criar um programa de tratamentos personalizados, combinando os benefícios de máscaras diferentes. Uma máscara hidratante, por exemplo, pode ser aplicada na seqüência de uma clareadora. As argilas preparadas com gel neutro e óleos essenciais não necessitam de acréscimo de água.
É importante que se utilize argila de boa procedência.
Como usar:


Antes de realizar a argiloterapia na face, faça uma higienização na pele, para facilitar a atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Evite aplicar na área do contorno dos olhos.


O site Beleza e Bem - Estar fala do uso da argila como tratamento capilar. Lá encontramos a informação de que o tratamento age nos fios efetuando uma limpeza profunda, revigorando e dando brilhos. Mas cuidado, parece que o uso da argila nos cabelos tem um efeito de peeling, que não é legal para quem está com o cabelo ressecado.




O tratamento capilar com argila é algo que já vem fazendo sucesso há uns 3 anos, mas parece que agora é que estorou de vez. No blog Scenario Art & Design, também podemos conferir informações sobre a técnica.




Alguns óleos essenciais que adoro e suas funções:
Óleo Emocional Medicinal Dermatológica
Limão refrescante, reanimador, circulação, obesidade pele oleosa,
tônico, depressão celulite

Canela estimulante mental, artrite, reumatismo piolhos
(tem que usar antidepressivo, cistite, melhora circulação,
pouco pois é forte) estimulante sexual debilidade geral

Cedro do Atlas sedativo, relaxante, sistema respiratório queda de
ansiedade cabelos,
dermatites,
cabelos oleosos

Tangerina organiza a mente, gases, celulite, pele
depressão, estimula o apetite, oleosa
estimulante mental, problemas digestivos,
calmante sistema linfático


Existem vários óleos essênciais, para saber navegue pela internet em sites confiáveis. Eu costumo comprar nessas duas empresas:
Laszlo e Bio Essência


O Blog ORGANIZANDO E AROMATIZANDO A SUA VIDA!, é de uma Aromaterapeuta Científica Holística, Mônica Neves, lá você encontra muita informação sobre óleos essênciais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! Favor assinar o blog com seu nome e email.