segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Além da ciência...


Oi gente, tudo bem?Acupuntura e reiki agora têm explicação científica, pelo menos é o que diz na revista Galileu. Eu já fiz as duas terapias, inclusive ainda faço acupuntura. No reiki senti uma energia boa, já a acupuntura traz benefícios mais profundos e seus resultados são a longo prazo, pelo menos para mim. Eu sinto o resultado, já vi várias pessoas que tiveram resultados positivos (principalmente com a acupuntura) e já vi um cachorrinho que perdeu os movimentos das patinhas de tráz voltar a andar. De acordo com a revista os pesquisadores avaliaram os efeitos dessas terapias integrativas, essa foi a denominação dada a esses dois tratamentos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em animais de laboratório. Criada há quatro mil anos, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos do corpo e tradicionalmente falando ela ativa determinadas correntes energéticas para equilibrar a energia do organismo. Já cientificamente, as agulhas teriam efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal).

As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. As agulhas estimulam também a liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, com poder antiinflamatório e analgésico. Uma novidade descoberta pelo estudo: a terapia, que atinge tecidos mais profundos da pele, teria efeitos no sistema nervoso periférico. No experimento com camundongos com dores nas patas, cientistas aplicavam as agulhas no joelho do animal. Eles constataram que o nível de adenosina na pele da região era 24 vezes maior do que o normal e que houve uma redução do desconforto em dois terços.

No reiki, seus praticantes acreditam nos efeitos benéficos da energia das mãos do terapeuta colocadas sobre o corpo do paciente contra doenças. Para entender as alterações biológicas do reiki, o psicobiólogo Ricardo Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. Para a sua pesquisa na USP, Monezi escolheu o reiki entre todas as práticas de imposição de mãos por tratar-se da única sem conotação religiosa. Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo que teve o tratamento tradicional (sempre pelas mãos da mesma pessoa), os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.

Os estudos ainda não estão completos, mas a quantidade de pesquisas recentes sobre essas terapias complementares mostra que a ciência está cada vez mais interessada no mecanismo e efeitos das terapias alternativas.

Quer saber mais? Acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! Favor assinar o blog com seu nome e email.