segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A Terapia das Massagens




A preocupação com a saúde e o bem estar é cada vez maior. Homens e mulheres procuram cada vez mais combater o estresse do dia-a-dia, relaxar e cuidar da estética, e um dos métodos de grande eficácia é a massagem.
Os tratamentos, a base de massagens, agregam muitos benefícios à saúde como um todo, melhoram a circulação sanguínea, a postura, aumentam o fluxo de nutrientes, remove catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, aumentam a temperatura da pele e melhoram seu estado, facilitam a atividade muscular, proporcionam relaxamento e alívio do estresse e das dores. As técnicas de massagem são utilizadas no mundo todo, desde tempos remotos, que garantem ao cliente uma energia revitalizante, sentida de imediato e nos dias seguintes energia e vigor, necessários para enfrentar o dia-a-dia com uma qualidade de vida crescente. Existem várias técnicas de massagens, algumas são:


- Massagem Desportiva: Cada esporte e evento atlético usam grupos de músculos de diferentes maneiras. A Massagem Desportiva implica na utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas, nomeadamente, para aumentar a rentabilidade dos esportistas e tonificar os tecidos musculares, atuando no nível de descompressão muscular. É uma massagem, sobretudo, aconselhada a pessoas que fazem esforços físicos intensos e regulares. Incluem-se aqui todos os atletas de alta competição e todos os atletas que pratiquem exercício físico regular e exigente em termos musculares e desde que não apresentem qualquer contra-indicação para a massagem. Na massagem desportiva é possível detectar variações nos tecidos moles e ajudar o atleta a manter um estado físico mais saudável.

- Tui-Ná: A Massagem Tui-Ná é composta por várias técnicas, onde cada uma tem uma aplicação específica. Assim, cada técnica é aplicada consoante à natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a ser massageada. Essa massagem está muito longe de se limitar à aplicação de pressão (com os dedos, mãos, cotovelos, etc.), ela é um leque muito vasto de técnicas que se aplicam nos pontos e meridianos de acupuntura, grupos musculares e estruturas anatômicas em geral, utilizando o contato corporal próprio da massagem. Os benefícios são: reequilíbrio energético e sanguíneo; maior rapidez na resolução de patologias do foro osteo-tendino-muscular, melhoria do funcionamento dos órgãos internos; tratamento de rupturas musculares recentes; relaxamento.

- Drenagem Linfática: A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo. É uma massagem vigorosa, devendo ser auxiliada aos melhores cremes anti-celulite, capazes de estimular a circulação venosa e linfática. Após alguns dias de tratamento nota-se o efeito "casca de laranja" a desaparecer e a pele a ficar mais firme, bem como uma redução de volume da região tratada. É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática. É muito importante no pré e no pós-operatório, como a lipospiração.

Com diferentes variantes, as massagens oferecidas em diferentes lugares têm um objetivo em comum: proporcionar momentos de escape e serenidade total, renovar energias, equilibrar o corpo e a mente. Por isso procure um ambiente tranqüilo, climatizado, com música ambiente, material descartável e de qualidade, proporcionando maior segurança e eficácia ao cliente. Entregue-se às mãos de profissionais capacitados e experimente os benefícios e as maravilhas de todas as massagens.

Por: Raquel Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! Favor assinar o blog com seu nome e email.